Dia Internacional da Família - David Barreiros e Lucas Barreiros (Pai e filho) Ler mais

Dia Internacional da Família - David Barreiros e Lucas Barreiros (Pai e filho)

Hoje, Dia Internacional da Família, partilhamos a história do David e do Lucas, pai e filho formados no CINEL.

Em 1996, David Barreiros concluía o Curso de Técnico de Eletrónica - Regime de Aprendizagem. 

Resume a sua experiência numa palavra: “Espetacular”. Refere que “ao contrário do Ensino regular, onde não sentimos continuidade e podemos encontrar diferentes professores, neste caso tivemos sempre os mesmos formadores com boas mais-valias e o CINEL sempre nos disponibilizou todo o material (por exemplo, componentes e máquinas como osciloscópios). O centro está muito bem equipado e isso permitiu-nos compreender e aplicar a teoria na prática, em contexto real. E isto cativa bastante.”

Dia Internacional da Família - Manuela Lima e Tânia Alves (Mãe e filha) Ler mais

Dia Internacional da Família - Manuela Lima e Tânia Alves (Mãe e filha)

Hoje, Dia Internacional da Família, partilhamos a história da Manuela e da Tânia, mãe e filha e colegas de turma. Frequentam o CET de Programação (turma 58).

Como chegaram até aqui?

A Tânia frequentava o 1º ano de Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais, mas percebeu que não era a melhor opção para si em termos de futuro. Ousou alterar o seu percurso, decidiu mudar de área e pesquisou na Internet. Recorda que “uma prima minha, Engenheira Informática, antes sequer de terminar a licenciatura, já tinha muitas propostas de emprego na área e por isso, após algumas pesquisas, decidi-me pela programação. Foi engraçado, porque eu só usava o computador para ver filmes. Descobri o CINEL na Internet, tive boas referências, conheci o centro e decidi arriscar. Estou a adorar programação. Foi a melhor decisão que tomei”.

Neste Dia Internacional do Bombeiro, recordamos os nossos robots bombeiros! Ler mais

Neste Dia Internacional do Bombeiro, recordamos os nossos robots bombeiros!

O concurso Robot Bombeiro, dinamizado pelo Instituto Politécnico da Guarda desde 2003, e inspirado no Trinity College Fire Fighting HomeRobot Contest, põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa constituído por corredores e quartos. 

Este tipo de concursos tem com objetivo principal investigar e desenvolver tecnologia inovadora na área da robótica móvel, com vista a solucionar problemas comuns, no caso de o Robot Bombeiro extinguir incêndios. 

Os principais desafios técnicos que se apresentam no desenvolvimento deste tipo de robôs são: 

 • Locomoção – o robô terá de ter a capacidade de se locomover na casa simulada e ultrapassar alguns obstáculos naturais, tais como tapetes e irregularidades no piso. 

 • Perceção – o robô terá de ter a capacidade de “perceber” onde está, para onde vai e como lá chega. Para tal, estes robôs são dotados das mais evoluídas plataformas de processamento e sensoriais, que através de diversas medições conseguem cumprir o objetivo. 

 • Extinção – o robô terá de ser capaz de detetar uma vela através das suas caraterísticas (calor) e extingui-la de 3 formas possíveis: Ar, Água, Gás extintor (CO2).

Oferta Formativa 2021

Veja aqui a Oferta Formativa de 2021

Oferta Formativa 2021

As ações que no momento da inscrição não tenham data atribuída correspondem a ações que não estão programadas desenvolver em 2021, mas que são suscetíveis de serem desenvolvidas em função de interesses manifestados e asseguradas condições de empregabilidade ou de relevância empresarial, num quadro de qualificação contínua e valorização de competências profissionais. As ações que constituem a "Oferta Formativa de 2021" correspondem às ações que têm registada uma data de previsível inicio. Concretize o interesse realizando a pré-inscrição na ação que pretende, consultando a ação pretendida no link infra. 

Procure o seu curso e faça a sua inscrição. Clique aqui

 

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Hoje, Dia Internacional da Família, partilhamos a história do David e do Lucas, pai e filho formados no CINEL.

Em 1996, David Barreiros concluía o Curso de Técnico de Eletrónica - Regime de Aprendizagem. 

Resume a sua experiência numa palavra: “Espetacular”. Refere que “ao contrário do Ensino regular, onde não sentimos continuidade e podemos encontrar diferentes professores, neste caso tivemos sempre os mesmos formadores com boas mais-valias e o CINEL sempre nos disponibilizou todo o material (por exemplo, componentes e máquinas como osciloscópios). O centro está muito bem equipado e isso permitiu-nos compreender e aplicar a teoria na prática, em contexto real. E isto cativa bastante.”

Hoje, Dia Internacional da Família, partilhamos a história da Manuela e da Tânia, mãe e filha e colegas de turma. Frequentam o CET de Programação (turma 58).

Como chegaram até aqui?

A Tânia frequentava o 1º ano de Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais, mas percebeu que não era a melhor opção para si em termos de futuro. Ousou alterar o seu percurso, decidiu mudar de área e pesquisou na Internet. Recorda que “uma prima minha, Engenheira Informática, antes sequer de terminar a licenciatura, já tinha muitas propostas de emprego na área e por isso, após algumas pesquisas, decidi-me pela programação. Foi engraçado, porque eu só usava o computador para ver filmes. Descobri o CINEL na Internet, tive boas referências, conheci o centro e decidi arriscar. Estou a adorar programação. Foi a melhor decisão que tomei”.

O concurso Robot Bombeiro, dinamizado pelo Instituto Politécnico da Guarda desde 2003, e inspirado no Trinity College Fire Fighting HomeRobot Contest, põe à prova pequenos robôs móveis e autónomos com a missão de encontrar e apagar um incêndio, simulado por uma vela, num modelo de uma casa constituído por corredores e quartos. 

Este tipo de concursos tem com objetivo principal investigar e desenvolver tecnologia inovadora na área da robótica móvel, com vista a solucionar problemas comuns, no caso de o Robot Bombeiro extinguir incêndios. 

Os principais desafios técnicos que se apresentam no desenvolvimento deste tipo de robôs são: 

 • Locomoção – o robô terá de ter a capacidade de se locomover na casa simulada e ultrapassar alguns obstáculos naturais, tais como tapetes e irregularidades no piso. 

 • Perceção – o robô terá de ter a capacidade de “perceber” onde está, para onde vai e como lá chega. Para tal, estes robôs são dotados das mais evoluídas plataformas de processamento e sensoriais, que através de diversas medições conseguem cumprir o objetivo. 

 • Extinção – o robô terá de ser capaz de detetar uma vela através das suas caraterísticas (calor) e extingui-la de 3 formas possíveis: Ar, Água, Gás extintor (CO2).

Desafiámos o formador Ricardo Guerreiro (formador de Design Gráfico e Multimédia) a dar o seu ponto de vista e a resposta foi esta: 

"Falar de Design é um pouco como falar das coisas que nos são rotineiras, ações, pensamentos, ideias, objetos, tudo o que faz parte dos nossos ciclos diários. O Design é essa “entidade” ubíqua nas nossas vidas, está em tudo o que vemos, lemos, escrevemos, ingerimos, está na forma como nos relacionamos socialmente, como criamos ligações emocionais e profissionais. 

Design é, na sua definição capital, comunicar. Comunicar é o que todos nós fazemos intuitivamente. A questão que neste momento podem estar a colocar é “Mas o Design não tem de ser algo bonito, belo, desejável, com estilo, criativo... Eu não tenho jeito nenhum para fazer essas coisas, como é que se pode dizer que eu faço design ainda mais intuitivamente?”

Dia Mundial do Livro

Hoje, é o Dia Mundial do Livro. 

Desafiámos duas formadoras de Português a recomendar uma obra...

Sem combinar, escolheram a mesma! "Mensagem", de Fernando Pessoa, considerado por muitos uma das mentes brilhantes de Portugal. Boas leituras!

O Curso de Aprendizagem de Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores abre a 6 de setembro de 2021, em regime b-learning, com formação presencial em Lisboa e irá decorrer em horário laboral (8h30 às 16h30). Esta ação é gratuita e os formandos beneficiam de apoios sociais nos termos da legislação em vigor.

Testemunho: José Perry

José Perry: “Os cursos que tirei no CINEL mudaram muito a minha visão para o futuro. Descobri o que queria fazer em termos profissionais. Foi com o meu percurso no CINEL que descobri que quero, no futuro, trabalhar na área de Eletrónica e Automação”.


Dívidas a fornecedores

Aplicações Móveis