Veja aqui um vídeo com o testemunho dos nossos formandos

Notícias

Publicado em 23 de janeiro de 2018

Participação do CINEL no Campeonato Nacional das Profissões - SkillsPortugal, Beja - Alentejo 2018

Estão a ser preparadas, por formadores do CINEL Lisboa, quatro equipas constituídas por formandos e ex-formandos desta Unidade de Formação, com o objectivo de participação no Campeonato Nacional das Profissões a realizar em Beja de 25 Fevereiro a 2 Março próximo.

Os Campeonatos das Profissões são, segundo o site oficial do evento que pode ser consultado em https://worldskillsportugal.iefp.pt, “competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).”


Os concorrentes competem entre si num espaço aberto ao público e mostram todo o seu talento e competência em provas que simulam situações reais de trabalho em diversas profissões. Este ano o Campeonato será realizado no Centro de Emprego e Formação Profissional de Beja e o CINEL levará a esta competição as profissões de Robótica Móvel, Eletrónica Industrial, Multimédia - Animação 2D/3D e Multimédia - Animação/Video.


De assinalar que estas competições tem por objectivo, entre outros, estimular os jovens para a obtenção de uma qualificação profissional e para a importância da manutenção de padrões de excelência no seu desempenho profissional.

O conceito dos Campeonatos das Profissões remonta ao ano de 1950, em Madrid, onde se disputaram os primeiros Campeonatos Internacionais das Profissões entre Portugal e Espanha. Com a participação de 24 concorrentes, 12 de cada país e distribuídos por 12 profissões, esta iniciativa conduziu, ainda na década de 50, à criação de uma organização, atualmente designada por WorldSkills International.

Os Campeonatos têm lugar de 2 em 2 anos e reúnem os classificados com as melhores pontuações na fase de pré-seleção, entretanto já realizada em Novembro de 2017. Na competição a realizar em Beja todos os jovens participantes estarão em disputa pelo título de campeão nacional em cada profissão.

Os campeões nesta fase nacional candidatam-se a uma participação nos Campeonatos Europeu (Hungria, 27 a 29 setembro 2018) e Mundial das Profissões (Rússia, 18 a 23 agosto 2019), organizados, respetivamente, pela WorldSkills Europe e pela WorldSkills International.

A todos os jovens formandos em competição desejamos que contribuam com a sua participação para a valorização do estatuto social das profissões e da formação profissional da qual são representantes, sempre com fair play que lhes é reconhecido e aguardamos com ansiedade os resultados a alcançar.

A todos, boa sorte!
Print